quinta-feira, 3 de junho de 2010

Missão simulada a Marte 'parte' hoje


Seis astronautas da 'Mars500', uma missão internacional com a participação da ESA, vão estar isolados durante 520 dias na sua 'nave'.


São seis homens altamente especializados - em informática e medicina, engenharias e biologia - e tiveram treino para astronautas. Os dois europeus, três russos e um chinês que constituem a tripulação de elite da Mars500, "partem" hoje para uma missão virtual a Marte, que durante os próximo 520 dias os manterá isolados do mundo exterior, em instalações espaciais em terra, em Moscovo, desenhadas para esse propósito. A ideia é "ir" a Marte, passar lá um mês e regressar à Terra em 520 dias e ver como as coisas correm.

Nos primeiros 250 dias decorrerá a viagem até ao Planeta Vermelho. Nos 30 dias seguintes, a tripulação descerá em Marte (com fato espacial e tudo) e depois disso viajará de regresso à Terra. À excepção das condições de imponderabilidade e da exposição às radiações cósmicas, a tripulação vivenciará todas as dificuldades que possam surgir durante uma viagem real, como o isolamento, situações de emergência de saúde e alimentares ou técnicas, e será obrigada a resolvê-las autonomamente. 

Os efeitos do isolamento em cada um dos astronautas e no colectivo da tripulação são uma das questões cujo estudo detalhado permitirá preparar melhor essa futura viagem.

Rui Lopes

Nenhum comentário: